Conserte de forma fácil o cabo do seu carregador de celular

Os cabos de carregadores de celular hoje em dia são encapados por um tipo de borracha. O problema é que com o manuseio do dia a dia, ela tende a estragar. Aos poucos vai abrindo e com o tempo vai soltando pedaços. Logo abaixo dessa borracha se encontra uma malha de fios responsável pela blindagem do conjunto de fios que está dentro dela.

Aspecto de um cabo novo do carregador de celular
Aspecto de um cabo novo do carregador de celular

Se continuarmos a utilizar o cabo o próximo passo é que a malha de fios irá também se deteriorar. A partir desse ponto seu cabo está quase totalmente inutilizado. Basta mais usos e os frágeis e finos fios de dentro da malha poderão se romper.
A solução que encontrei para aumentar a vida útil desses cabos carregadores é encapar esses fios. Você até pode encapar com fita isolante ou algo do tipo. Porém a melhor forma de fazer isso é com o uso do espaguete termoretrátil. Ele consiste de um tubo de borracha que é vendido a metro. Ele pode ser encontrado em casas de produtos eletrônicos também em diferentes espessuras. Quando esse tubo é aquecido ele se encolhe, por isso o nome termoretrátil. Ele se encolhe até um determinado limite. Por isso é importante você comprar ele em uma espessura apropriada para o uso desejado.
Para fazer ele encolher com o calor é possível usar desde fósforos e isqueiro até um soprador de calor. O soprador é algo tipo um secador de cabelo. Caso opte por usar fósforo ou isqueiro e seu espaguete seja de uma cor diferente de preta, é possível que ele fique chamuscado pela chamada do fogo. Dessa forma, podemos ver que os espaguetes de cor preta dão o melhor acabamento. Após o processo de encolher eles ficam mais rígidos e por consequência deixam também o seu cabo de celular mais firme. Leve isso em consideração antes de optar pelo seu uso.
Também vale ressaltar que o aquecimento deve ser rápido. Pois se você der muito calor poderá danificar os fios do seu carregador de celular.
Assista no vídeo abaixo o passo a passo que filmei onde ensino como realizar a instalação do termoretrátil.

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *