Monte agora facilmente um mini amplificador

O LM386n é um C.I. muito bacana para a construção de pequenos amplificadores e até efeitos de distorção. Ele funciona pode funcionar com pilhas pequenas, pois o seu consumo é bem pequeno. Não há necessidade nem de usar dissipador de calor, até porque ele nem está preparado para isso (justamente por não esquentar em funcionamento).

Eu já usei muito ele para fazer amplificadores como esse do vídeo que mostro abaixo. O circuito é muito simples e até os iniciantes irão conseguir montar sem maiores dificuldades.

Aconselho montar em uma placa universal, dessa forma facilita para quem não tem muitos conhecimentos a respeito da confecção de PCI.

CI que apresenta o mesmo aspecto do LM386n
CI que apresenta o mesmo aspecto do LM386n

Utilize um soquete de 8 pinos para o circuito integrado. Dessa forma evitamos calor excessivo em seus terminais, o que pode levar a queima do componente.

Se preferir é possível ligar o circuito em uma fonte de alimentação. O ponto importante é que ela possua uma boa filtragem, pois caso contrário isso pode se traduzir em roncos no alto-falante. Utilize uma chave liga e desliga para acionar a alimentação. Um LED para indicar que o mesmo está ligado e plugue para a entrada. Você pode ligar a guitarra diretamente a ele. Dá um ótimo amplificador de estudo. É possível também fazer uma saída para fones, até montando um circuito jaque-fechado. Ou seja, quando insere o plugue o som deixa de sair no alto-falante e passa a sair somente nos fones de ouvido.

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *