Novos mostradores digitais para medir tensões

Essa é uma dica ótima. Se eu estivesse escrevendo isso há 25 anos, nossa, você não imagina o trabalho que daria. Há anos atrás teríamos que montar o nosso mostrador digital usando C.I.s e display de segmentos, por exemplo. Mas hoje podemos comprar já pronto e dedicar a atenção para as outras partes mais importantes do projeto.

Você encontra no mercado vários tipos de mostradores digitais. Alguns medem só tensão. Outros medem tensão e corrente. Uns tem acabamento para instalar no painel e outros não.

Enfim, os mostradores de tensão são muito simples de usar. Em geral, possuem 2 fios. Basta observar o positivo e negativo e ligar diretamente a bateria a ser medida ou outra fonte de tensão.
Existem mostradores que podem medir CA e outros medem somente CC. No vídeo abaixo falo especificamente dos mostradores de tensão CC.

Painel de instrumentos para bancada eletrônica
Painel de instrumentos para bancada eletrônica

Esses modelos conseguem acusar até cerca de 30 Volts. Veja que não podemos garantir uma que tenham grande precisão. No vídeo abaixo você pode ver que medi com 2 modelos diferentes e a tensão mostrada não foi a mesma. Mas é claro que a diferença entre a tensão real e a mostrada deveria ser pouca, da ordem no máximo 0,5 Volts. Leve isso em consideração na sua montagem.

Eles são muito legais para fontes de tensão variáveis, pois não precisamos ficar utilizando o multímetro para identificar que tensão está ajustada na fonte.

Bom é isso. Veja mais detalhes no vídeo.

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *