Como calibrar o seu ESR

Atenção ESR é um parâmetro do resultado de um teste de componente. Mas esse parâmetro vem sendo usado de forma a mencionar o Testador de Componentes que vou falar aqui nesse texto e vídeo. Assim, você fica sabendo sobre o que se trata e fica fácil procurar no Mercado Livre e outros sites para a compra, pois eles mencionam muitas vezes como só ESR.

Já falei tempos atrás sobre o ESR. Esse instrumento é fantástico e com ele podemos realizar uma série de diferentes medições. Um instrumento que todo mundo deve ter na bancada de eletrônica. Com ele podemos pegar um componente qualquer e o mesmo identifica uma série de parâmetros do mesmo. São identificadas informações como polaridade, tipo do componente, valor do componente entre outras informações.

Mas existe uma coisa a mais e muito importante no uso do ESR. Esse instrumento é capaz de ser calibrado. Dessa forma, existe uma rotina que realiza um auto teste e o seu ajuste de ponto ideal de funcionamento. Para realizar esse ajuste precisamos de três pequenos pedaços de fio.

Eles devem ser unidos em uma das pontas e as outras três pontas devem ser introduzidas no ESR nos furos 1, 2 e 3.

Após essa etapa basta pressionar o botão do ESR que ele iniciará o procedimento de calibragem.

Tudo será exibido no display de LCD conforme o andamento do processo. Mas antes de iniciar é importante você já separar um capacitor cujo valor seja maior do que 100 nF, pois ele será solicitado em determinado momento durante a calibração.

Veja também que durante o ajuste em um dado momento será necessário retirar os fios do curto circuito para logo depois ser possível inserir o capacitor. O ajuste é simples e bem orientado através das instruções mostradas.

Mas para esclarecer todas as possíveis dúvidas fiz um vídeo onde explico e mostro o passo a passo para realizar esse ajuste. Assista, curta o vídeo e se inscreva no canal.

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *