Você sabe o que é contator?

Em algumas aplicações é necessário que façamos o uso de elevadas correntes ou tensões. Sendo assim nem sempre para acionar todos os dispositivos podemos nos valer dos relês que conhecemos. É bem verdade que alguns relês possuem uma grande capacidade a ponto de ser capaz de acionar cargas de alguns amperes. Porém a questão é que existem várias cargas que podemos consumir muito além disso. E nesse cenário, o que fazer para acionar cargas de altas potências?

Para que isso seja possível devemos fazer uso do chamado contator. Em essência ele se parece com um relê no tocante ao seu funcionamento. Porém trata-se de um componente capaz de acionar cargas que consomem potências elevadas.

Assim sendo, através do uso do contator é possível, por exemplo, acionar grandes motores através dos contatos desse componente. Existem contatores com que são acionados com diferentes tensões. Sim. Há necessidade de acionar a bobina do mesmo assim como fazemos com os relês. Existem bobinas para 24V, 127V, 220V e várias outras.

No vídeo abaixo eu mostro na prática como funciona o contator. Veja só.

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.https://cursobaroni.com.br/wp-admin/post.php?post=1226&action=edit#edit_timestamp

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *