Você nunca pensou que a válvula funcionaria com baixa tensão?

A maior parte das aplicações que envolvem o uso de válvulas as mesmas funcionam com altas tensões. A minha proposta nesse projeto foi utilizar a válvula com uma baixa tensão. Dessa forma, estamos facilitando a vida de pessoas interessadas nesse mundo a conhecerem melhor suas particularidades. Com o uso de baixa tensão um dos grandes atrativos é o fato de não oferecer perigos durante o seu uso.

Pois no caso das válvulas que usam altas tensões, podemos ter algo em torno de 350 Volts circulando. Dessa forma o seu uso por um iniciante não é recomendado.

A válvula que utilizei é a El95. O seu filamento funciona com uma tensão de 6 volts. Bem verdade, segundo o datasheet a tensão exata são 6,3 Volts. No meu circuito estou usando uma alimentação de 12 Volts e um regulador de tensão que ajusta a mesma para 6 Volts. Esse regulador é o 7806. O regulador de tensão é um tipo de circuito integrado que recebe tensões acima de seu valor nominal e ajusta a saída para um valor fixo. Esse regulador suporta até 1A de consumo de corrente. Esse valor está dentro do que o filamento da EL95 consome.

Amplificador caseiro valvulado híbrido de baixa tensão
Amplificador caseiro valvulado híbrido de baixa tensão

Segundo o datasheet dessa válvula o filamento consome 200mA.
A válvula está nesse circuito fazendo o papel de pré amplificadora. O sinal de saída dela é entregue a uma etapa formada por um circuito integrado chamado LM386n. Esse CI é que por fim vai entregar o sinal de saída para o alto-falante.

Da forma como o circuito está desenhado é possível também fazer as montagens de forma separada. Ou seja, você pode montar somente a etapa de saída com o LM386n e ligar a guitarra a sua entrada e sair fazendo um som. Ou então, você pode usar a etapa pré amplificadora com a EL95 para algum outro projeto em separado.

O alto-falante que utilizei foi comprado em uma loja de sucata. É um modelo da Aiwa utilizado em caixas de som de home-cinema. Aconselho você a fazer testes, pois afinal, diferentes falantes irão responder de forma distinta. Ou seja, ele é peça fundamental em um circuito amplificador.

Todo o passo a passo para montar esse amplificador está aqui no meu canal de forma gratuita. Aproveite. São 23 vídeos.

No vídeo abaixo você pode assistir mais detalhes no meu vídeo.

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *