O sensível microfone magnético com peças de sucata

O que acha de montar um microfone com material de sucata? Pois é, essa foi a ideia aqui. Comprei uma cápsula magnética dessas que eram usadas por telefones antigos e fiz uso de um pequeno transformador de saída que era usado em pequenos rádios transistorizados. O trafo deu um ganho bem legal e o resultado foi um microfone bem interessante. Alguns gaitistas utilizam esse tipo de recurso como microfones buscando aquele som “rasgado” para um rock e blues, por exemplo.

Pequeno transformador de saída
Pequeno transformador de saída

Assim como a cápsula de microfone o transformador de saída pode ser encontrado em sucatas. Ou mesmo você pode achar um rádio antigo que o possua e desmontar. Afinal, comprar esses pequenos transformadores nos dias de hoje não é uma tarefa fácil.
No vídeo abaixo eu mostro o com da cápsula sem o uso do transformador e também com o uso dele. Dessa forma você pode perceber a diferença. No final eu toco, ou melhor tento, a gaita tendo o som captado pelo microfone.
No fim, use a criatividade para fazer um acabamento legal colocando todo o conjunto numa caixinha parecida com microfone.
Coloque um plugue cannon (XLR) e terá condição de ligar ele em qualquer estúdio para fazer seu som.

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *