O painel de instrumentos para carregar baterias

Certo dia pensei que seria interessante possuir algo integrado e interligado eletricamente para facilitar a carga de baterias. Sabe aquele monte de fio para ligar a fonte na tomada e depois na fonte ligar o carregador? Fora que você pode querer ainda alguma monitoração no caminho. Então decidi juntar tudo e instalar em uma caixa com um painel bacana. O resultado ficou sensacional e super prático. Volta e meia me deparo com necessidade de carregar baterias de 12 Volts e outras células de baterias LIPO.
O conjunto todo funciona assim. Existe uma tomada no painel onde entra a rede elétrica, no meu caso 127 Volts. A primeira coisa no circuito é uma chave que liga e desliga todo o circuito. Então existe um mostrador digital de tensão e corrente consumida pelo circuito.

É possível também carregar esse tipo de bateria
É possível também carregar esse tipo de bateria

Após essa etapa tem uma fonte chaveada com capacidade de 30 A x 12 Volts. A saída da fonte é entregue ao carregador e monitorada por um outro instrumento que oferece a leitura também da tensão e corrente consumidas.
Posso dizer que ficou muito prático de ser usado. Instalei também um local para acomodar fisicamente as baterias durante a carga. Como faço uso de baterias LIPO prefiro usar um carregador microprocessado com painel digital. Assim sendo, esse carregador em si, foi algo que eu não construí.
No vídeo você pode ver todos os detalhes da instalação. Eu coloquei em uma caixa de ferramentas. Dessa forma posso levar para outros lugares. E eu até levo. Essa caixa eu uso também para aeromodelismo e a levo comigo nos voos.

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *