Nunca mais compre uma fonte. Monte a sua muito fácil

As fontes utilizadas nos computadores do tipo desktop são do tipo conhecidas como chaveadas. Essas fontes têm algumas características específicas. Uma delas se traduz pelo fato de não utilizarem os pesados transformadores. Dessa forma, elas são muito mais leves e menores que uma fonte de mesma capacidade do tipo linear – com trafo.

Essa característica foi buscada nos computadores, para fazer com que o peso não fosse tão grande. Afinal ele já tinha uma grande estrutura física e adicionar mais peso traria uma série de complicações para o uso residencial e empresarial.

Para nós que trabalhamos com eletrônica, devemos lembrar que essa fonte pode ser de grande ajuda na bancada da oficina. A maior parte delas é bivolt no tocante a alimentação da entrada. Por isso atenção quando ligar na tomada. Falando especificamente de suas saídas, existem disponíveis algumas tensões padrões, são elas:
– 3,3 Volts
– 5 Volts
– 12 Volts

Dessa forma, teremos disponíveis as tensões acima para trabalhos na oficina. Um fato interessante é a alta capacidade de fornecimento de corrente desse tipo de fonte. Na lateral da mesma é possível encontrar um adesivo que expressa todas as tensões disponíveis, assim como a corrente.

Porém para usar a fonte na oficina é preciso fazer uma pequena ligação no conector da mesma. Essa ligação fará com que a fonte entre em funcionamento, pois de outra forma a fonte não irá ligar. Quando as fontes estão em uso é possível desligar o computador via software, pois o mesmo desliga todo o hardware. Isso é possível graças a uma conexão da fonte que permite esse chaveamento via software e hardware. Como não temos no nosso caso o computador, é preciso fazer com que a fonte ligue de outra forma. Daí a necessidade dessa pequena conexão no terminal da fonte chaveada de computador.

Para ficar mais claro como fazer isso, eu gravei um vídeo onde mostro esse processo. Dá uma assistida e qualquer coisa me escreve.

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *