Você nunca mais vai errar o local do microfone no violão

Mesmo que você tenha um violão com captação interna vou te dizer uma coisa que talvez não saiba. A verdade é que em uma gravação no estúdio, o melhor resultado será conseguido através da captação do áudio com o uso de um microfone externo. O microfone normalmente fica apontado para o tampo do violão. Porém a área do tampo é muito grande e cada local no tampo irá gerar um diferente timbre.
Então eu preparei um vídeo onde faço três tomadas em pontos do tampo que são normalmente utilizados para gravações. Você vai perceber nitidamente a diferença entre os sons captados. Isso lhe ajudará a conseguir um melhor resultado na sua gravação. Após observar isso você pode também assumir um caminho diferente nas próximas gravações, como usar mais de um microfone gravando em diferentes trilhas no seu software. Dessa forma, você poderá durante a mixagem escolher qual trilha vai usar ou até combinar as diferentes captações.
O microfone que usei foi um SM57 da Shure. Para realizar essa captação é extremamente necessário usar um pedestal. Eu uso um do tipo ‘girafa’ que atende as mais variadas necessidades.

Assista o vídeo e confira o resultado.

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *