Você não imagina tudo o que é possível fazer com um som antigo

Com esse vídeo iniciei uma série de vídeos onde vou explorar uma série de possibilidades sobre o que fazer com um mini-system antigo. Esse som possui rádio AM e FM, toca-fitas e CD. A proposta é desmontar esse equipamento e montar outros equipamentos com os componentes
retirados.

Nesse primeiro vídeo transformei o som (ainda não muito desmontado) em um amplificador de guitarra. Para realizar o processo primeiro era preciso que o toca fitas estivesse funcionando adequadamente. Na verdade não precisava necessariamente que o mecanismo rodasse a fita, mas
sim que o amplificador dele estivesse funcionando.

O próximo passo foi retirar o cabeçote de leitura. Um rádio como esse também possui a função de gravador e por isso ele tem um cabeçote de gravação. O cabeçote de leitura é o que se localiza na área central do aparelho.

Para retirar ele uma pequena chave de fenda resolve facilmente. Com cuidado corte os fios que ligam a cabeça de leitura. Nesses fios é que iremos ligar a guitarra ou outro equipamento. Se o som for estéreo você vai ter 4 fios ou 5. Por vezes existe um fio de terra que liga na carcaça do cabeçote de leitura.
O resultado você pode conferir no vídeo abaixo. Vai lá e se inscreve no canal.

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

4 comentários em “Você não imagina tudo o que é possível fazer com um som antigo”

    1. Não é uma tarefa simples. O mais fácil seria deixar o seu Philips do jeito que está, pois já te atende. Depois trabalhar no seu Multilaser para ligar ele a um amplificador de saída. Algo como um booster para só aumentar o volume dele. Assim, você ficaria com 2 bons aparelhos para te atender.

  1. Olá Alex. Td bem? Minha avó tem alguns aparelhos de som antigos como Sony RX70, etc. Vc restaura? Se não, indica alguém? Obg!

    1. Olá. Obrigado pelo contato. Infelizmente não posso te ajudar. Não faço restauração. Eu não conheço uma pessoa para indicar, mas no YouTube não será difícil encontrar alguém que faça esse serviço.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *