Você vai fazer Scratching como nunca imaginou

Muitas coisas são possíveis de serem construídas desmontando outros equipamentos. Para os que não sabem, estou com a tarefa de desmontar um som AM, FM, tape e CD e dele construir várias coisas. A proposta também não é sair construindo qualquer coisa. Afinal, vamos seguir a linha
dos inventos do canal e aqui do site.
Essa próxima invenção utiliza um cabeçote de leitura do tape deck. Trata-se de uma montagem extremamente simples de realizar e mesmo os iniciantes na área conseguirão fazer sem nenhuma dificuldade. Afinal, nesse caso o único componente usado é a cabeça de leitura.
Esses cabeçotes podem ser estéreo ou mono. Os do tipo estéreo possuem normalmente 4 terminais e os mono, 2 terminais. Esse rádio que estou desmontando é do tipo estéreo.
O cabeçote de leitura consegue ler sensores magnéticos de quaisquer tipos. Afinal, ele foi idealizado para esse tipo de leitura. Assim sendo vamos soldar um plgue P10 fêmea em 2 dos terminais do cabeçote. Se ele for estéreo, escolha um dos canais. Depois vamos ligar esse jack no amplificador.
Vamos reproduzir um som que se parece em muito com a mixagem de um DJ fazendo o disco de vinil ir para frente e para trás com as mãos. Porém o nosso “disco” será um cartão magnético. Você pode usar qualquer cartão, seja crédito, débito… . Agora use algo que já não seja mais válido para acessar seu banco, por exemplo. Afinal, existe grande chance de você danificar seu cartão nesse projeto.
Para tirar som da coisa toda, basta passar a tarja magnética do cartão sobre o cabeçote e pronto!
O resultado sonoro é bem interessante e se utilizado por um DJ com prática saberá explorar bem o efeito.
Para ficar melhor, eu fiz um vídeo sobre o assunto. Veja na prática a construção e não deixe de se inscrever no canal.

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *