Uma placa de um pequeno kit para montar um gerador de funções – Muito simples – ICL8038

O gerador de funções é um equipamento muito importante na bancada de quem mexe com eletrônica. Através dele podemos gerar diferentes ondas, como senoidal, quadrada e triangular. Mas afinal, para que serve isso?

Com o uso desse instrumento podemos inserir uma determinada onda em um equipamento que desejamos analisar seu funcionamento, por exemplo. Assim, no caso de um amplificador de áudio é possível usar uma onda senoidal na entrada desse e verificar no osciloscópio a sua forma na saída. Portanto, por meio de uma avaliação visual é possível ver as distorções que foram inseridas pelo equipamento que amplificou essa onda. Também é possível comparar a amplitude do sinal de entrada e do sinal de saída. Assim avaliar qual de fato foi a amplificação desse sinal. Essa é tão somente uma das várias possíveis aplicações desse equipamento.

Então bora comprar um gerador de funções? Ou é possível construir um? Sim, é possível fazer um gerador de funções. É claro que provavelmente não será um equipamento tão bom quanto um industrializado, mas servirá em diversas aplicações. No mercado existe um circuito integrado conhecido como base para projetos de gerador de funções, é o ICL 8038. Eu decidi experimentar esse componente e no vídeo abaixo mostro uma pequena placa comprada no Mercado Livre.

Após a soldagem dos componentes fiz o teste com um osciloscópio. O gerador funciona bem. Não gera uma onda completamente perfeita, mas é possível usar o mesmo em diferentes aplicações. Confira você mesmo no vídeo.1

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *