Se você mora em um apartamento e tem problemas de barulho no tocante ao incômodo dos vizinhos, esse pequeno amplificador pode ajudar você. Um pequeno circuito que pode ser alimentado por uma bateria de 9 Volts. Embora o ideal seja alimentar o circuito com uma tensão de 12 Volts, já que no datasheet do componente está indicado uma tensão mínima de 10V. Mas eu já testei com 9 Volts e funciona bem, embora não seja o ideal.
Eu montei esse vídeo em pareceria com o Fábio Duque do canal Luthieria de Banheiro. Para isso fiz 2 vídeos com um passo a passo cheio de detalhes sobre o circuito e outras particularidades da eletrônica. No canal do Fábio também é possível encontrar o projeto que foi construído por ele e ligado a guitarra para fazer os testes.
O coração do projeto é o circuito integrado LM380. Além dele usamos somente mais uns poucos componentes. É uma montagem bom pequena com um resultado bem interessante. Essa é uma das vantagens do uso do circuito integrado, ou seja, facilita muito o desenvolvimento de projetos.
A saída do amplificador pode ser ligada em um fone de ouvido ou até mesmo a um alto-falante. Sim, é possível. Pois a saída dá em torno de 1W. Assim no caso de usar com fone de ouvidos é preciso atuar no controle de volume para ficar com um volume agradável.
Você pode optar por uma pequena placa universal para soldar os componentes. Essas placas são vendias já furadas e com um determinado padrão de ilhas e trilhas. Algumas delas já possuem uma furação específica para circuito integrado.
Parte I
Parte II
Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.