Características de fontes de alimentação não estabilizadas – Sem regulagem de tensão

Existem algumas fontes de alimentação que não possuem algumas etapas. Isso é possível, pois algumas delas não são obrigatórias. A exemplo temos a filtragem e a regulagem de tensão. Sim, uma fonte pode não ter capacitores, mas não é algo adequado para alimentar a maior parte dos equipamentos. O capacitor é responsável pela filtragem, extinguindo a corrente contínua pulsante e a transformando de fato em uma reta.

A outra etapa é mais alternativa ainda. Pois é possível ter uma fonte sem saída regulada. Essa fonte está sujeita a variações de tensão na sua saída de acordo com o consumo da carga que está ligada a ela. Nesse caso são chamadas de fonte de alimentação não estabilizada.

Para fazer a etapa de estabilização existem algumas possibilidades. Podemos usar diodos zener associados a transistores. Ou até mesmo fazer uso de um circuito integrado regulador de tensão, como os da família 78.

Essa família 78 pode ser encontrada sob diferentes denominações, como o 7812 e o 7809. Onde nessa ordem o primeiro regula a saída em 12 Volts e o segundo em 9 Volts. Lembrando o máximo de corrente que suportada por eles é de 1A.

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *