O que acha de lavar com água componentes eletrônicos? Pode isso?

Parece loucura o que estou falando, mas é verdade. Basta acessar o YouTube e procurar que você vai encontrar várias pessoas lavando placas de circuito impresso com componentes.

Um desses vídeos o cara lava uma placa de um rádio receptor. Fiquei pensando em várias complicações que foram adicionadas com esse fato. Penso logo no capacitor variável. Esse componente é parcialmente aberto e a água entra nele de forma muito fácil. Além disso, outros componentes que possam parecer mais herméticos ainda assim não são. Sem contar que a água pode acabar ficando localizada sob o componente e não secar a tempo de usar a placa. Enfim, pode dar problemas também ao ligar o circuito.

O que você acha de lavar com água os componentes? A minha opinião é que isso não deve ser feito. Se vai lavar no mínimo que seja com álcool isopropílico. Além disso, seja cuidadoso e não mergulhe a placa dentro de uma bacia com álcool. Vá com um cotonete fazendo a limpeza. Ficou curioso assiste meu vídeo abaixo. Depois faça uma busca pela internet sobre reparações e restauro de rádios e verá o que estou falando. Ah, procure por vídeos em inglês que será mais fácil achar esse conteúdo.

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *