Desmontando rádio FM e utilizando a fonte de alimentação já existente – Dicas – melhorar a fonte

Dentro dos equipamentos eletrônicos existe uma quantidade grande de componentes eletrônicos que podemos fazer uso. É a chamada sucata que todo mundo vai acumulando ao longo dos anos. Aquele rádio que seu vizinho te deu que parou de funcionar ou aquele toca fitas que era do carro e você trocou. Enfim, aos poucos vamos acumulando uma grande quantidade de eletrônicos que nos servirão para vários projetos.

Eu mesmo fiz a retirada de um transformador de um antigo rádio toca fitas. Mostrei através de um vídeo que é possível construir uma fonte de alimentação linear com equipos de sucata. Já temos o trafo, agora precisamos dos diodos. Esses você também encontra dentro do mesmo aparelho. Assim como os capacitores eletrolíticos. Para a fonte ficar legal é preciso adicionar uma etapa de regulagem. Esse componente pode ser que não exista dentro do equipamento, mas podemos comprar e adicionar.

Dessa forma vemos que é possível fazer uso da sucata a nosso favor e evitar comprar mais componentes. Existem muitas peças que podem e devem ser reaproveitadas.

No vídeo abaixo eu mostro isso desmontando a fonte de um aparelho de som. Confere o resultado.

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *