Medindo o consumo de corrente contínua de um rádio ou outro equipamento eletrônico

Saber o consumo de corrente de um aparelho é de extrema necessidade. Afinal, através desse parâmetro pode saber se o mesmo está funcionando dentro dos parâmetros indicados ou até mesmo analisar qual o valor do fusível que deve ser disponibilizado para esse aparelho. Para medir o consumo de corrente o mais comum é utilizar um amperímetro. Mas saiba que nos multímetros também é possível medir essa grandeza. Só fique atento que nos multímetros é comum existir somente escala para corrente contínua quanto a medição do consumo de corrente.

Assim se você pretende medir corrente em um circuito de corrente alternada você deve usar outro instrumento. Um muito conhecido que você pode fazer uso é o alicate amperímetro. Esse aparelho possui um alicate também conhecido por clamp. Com ele você pode literalmente abraçar o fio que deseja medir o consumo de corrente CA. Mas veja que você deve “abraçar” tão somente um dos fios, pois caso contrário não irá funcionar.

Eu gravei um vídeo onde mostro o passo a passo para você medir o consumo de corrente de um aparelho na etapa de corrente contínua com o uso de um multímetro. Uma boa parte dos multímetros possuem escala de até 10A para corrente CC. Mas não se esqueça que para CA você deve usar outra escala ou até mesmo um alicate amperímetro.

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *