Como funciona o alto-falante – motor como alto-falante

Você sabe como funciona um alto-falante? Ele se vale de alguns dos conceitos básicos da eletricidade e eletromagnetismo. Um deles é a respeito da corrente que ao circular um fio condutor gera um campo magnético. Esse campo interage com ímã permanente e dependendo do sentido que a corrente circula essa interação faz com o que a bobina que forma esse fio se desloque para frente e para trás.

Dessa forma, podemos ver que a essência da constituição do alt0-falante é bem simples. Ele possui uma bobina feita de fio enrolado em algumas dezenas espiras, um ímã central, um cone e uma estrutura metálica que suporta todo esse conjunto. De uma forma ampla esses são os dispositivos que compõem o alto-falante.

Agora deixo uma comparação e indagação. Se o alto-falante é composto por esses materiais, vamos olhar a constituição de um motor elétrico. O motor também possui bobina, ímã sustentados por uma estrutura. Ou seja, um dispositivo que de certa forma guarda muitas semelhanças com o alto-falante. Então pergunto. Será que seria possível usar um motor elétrico como um alto-falante? A resposta é sim. Ele funciona, mas é claro que como não foi desenvolvido para essa função, por isso a sua performance é ruim como um alto-falante.

Mas o interessante aqui é mostrar que sai som por ele. E para mostrar que funciona gravei um vídeo que pode ser assistido abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *