Está comprovado que não precisa ser marceneiro p/ fazer homestudio

Eu não sou marceneiro, mas nem por isso me intimidei em construir uma mesa para meu estúdio de gravação. O acabamento ficou perfeito e o resultado final me agradou demais. Atualmente é possível comprar chapas de MDF já laminadas em várias cores. Eu optei por utilizar a cor branca, mas existem outras. Algumas muito bonitas (e caras) que imitam madeira. Em várias lojas é possível comprar essas madeiras sob medida. Você passa o tamanho, eles cortam certinho e você leva para sua casa. Então, é só montar o quebra-cabeça.
A dica que dou é desenhar no papel tudo de forma muito cuidadosa. Meça certinho, com cuidado no encaixe das madeiras. Ou seja, se a madeira do tampo vai ficar por cima da madeira da lateral, ou se ela vai entrar faceando a da lateral.
Para o acabamento final ficar perfeito, você vai precisar de um rolo de fita de acabamento. Esse processo é comumente chamado de fitagem. Isso é necessário, pois o contorno da madeira está cru e sem acabamento. Para colar essa fita é comum o uso de cola de contato, também conhecida como cola de sapateiro. Muito cuidado com o cheiro forte, use máscara para gases e faça em local aberto.
Depois de colada a fita venha com um estilete cortando o excesso dela e deixando o acabamento perfeito.
Eu aparafusei todas as peças com o uso de peças de L em metal. Ou seja, não tem parafuso aparente sobre o tampo e nem na lateral dele.

Mesa de madeira para homestudio
Mesa de madeira para homestudio

Mas se você tiver parafusos aparentes não tem problema, pois existe solução. Você encontra a venda pequenas tampas plásticas para colocar na cabeça dos parafusos. Assim o acabamento fica ótimo.
O MDF é encontrado em diferentes espessuras, 1cm, 1,5cm , 2cm. Quanto mais grosso, mais caro e mais pesado. Você precisa identificar quanto peso deseja que ele suporte para uma escolha correta.
Qualquer dúvida que possa ajudar a esclarecer, é só enviar. Assista o vídeo abaixo mais detalhes sobre essa construção.

 

Versão em inglês.

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

2 comentários em “Está comprovado que não precisa ser marceneiro p/ fazer homestudio”

  1. Boa noite !! Estou querendo montar um estúdio para ensaio musical no meu quintal, pensei em fazer em mdf qual seria uma boa a espessura adequada para as paredes , para que não saia barulho ?

    1. Oi Alan,
      Olha, para segurar o som você precisa de “massa”. Por isso usamos paredes de alvenaria. Mas se for fazer de MDF procure algo espesso como 2 CM de espessura com parede dupla. Deixe um vão de uns 10 cm entre uma parede e outra. Nesse vão preencha com lã de rocha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *