Comprove a facilidade de uso da fonte chaveada

Com a criação dos computadores, um tipo de fonte se popularizou muito, a chamada fonte chaveada. O computador consegue uma quantidade significativa de corrente e caso se optasse pelo uso de uma fonte linear, o transformador a ser utilizado seria grande e o computador acabaria pesando mais ainda. Então partiu-se como saída – a fonte chaveada.

Essa fonte tem princípio de funcionamento bem diferente da fonte linear, onde na fonte chaveada temos até transistores, coisa que não é necessariamente preciso em uma fonte tradicional. Montar uma fonte chaveada não é tão simples e hoje no nosso mercado temos facilmente a nossa disposição vários modelos disponíveis para compra. Os preços são ótimos. Essas fontes possuem um grande atrativo que é a grande capacidade de fornecimento de corrente. Algumas chegam até a espantosos 60A. A tensão de saída mais comum é 12 Volts. Mas também existe a possibilidade de comprar com saída de 24 Volts.

Fonte chaveada industrializada
Fonte chaveada industrializada

Elas são bem leves e sou super a favor do seu uso na bancada ou para até mesmo embutir dentro de algum equipamento ou dispositivo que estejamos criando.

Eu tenho algumas aqui em casa. As pequenas de 5A são ótimas para projetos menores devido ao seu tamanho.

Uma coisa bem legal é que elas têm um pequeno potenciômetro onde podemos atuar para fazer o ajuste fino da tensão de saída. Dá para variar cerca de 1 Volt no ajuste fino.

Nesse vídeo abaixo eu falo muitos detalhes. Não perde tempo, assiste aí.

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *