Você vai ficar surpreso ao ver a potência desse pequeno circuito

Muitos alunos me pedem circuitos com maiores potências para ligarem guitarras e baixos. Então, esse que faz uso do TDA7294 é ótimo. Dá um excelente amplificador de instrumentos. Eu filmei uma série de vídeos sobre esse tema que podem ser assistidos logo abaixo. Esses vídeos foram uma parceria entre o meu canal Curso Baroni e o canal do meu amigo Jonatas, que se chama Luthieria de Pobre.

Eu montei o amplificador aqui do meu lado e o Jonatas fez outro que foi todo publicado no canal dele. Tem até um vídeo onde nós dois batemos um longo bate papo sobre informações importantes da construção do projeto de um amplificador.

Um C.I. desses gera uma potência de até mais de 50 Watts. A potência final tem a ver com a tensão que será usada para alimentar o circuito, assim como a capacidade de corrente dela. É extremamente importante você usar um excelente dissipador de calor com pasta térmica. O circuito integrado esquenta muito para conseguir essa potência.

Circuito integrado TDA7294
Circuito integrado TDA7294

Falando em fonte de alimentação, ela deve ser do tipo simétrica. No meu canal no YouTube você encontra mais detalhes de projeto de fonte simétrica.

Uma observação importante é com relação aos capacitores eletrolíticos. São componentes polarizados e por isso observe com a atenção durante a montagem. Com o uso de uma fonte simétrica pode haver confusão na ligação desse componente, por isso fique ligado.

Como a potência de saída é elevada, utilize um alto-falante que suporte pelo menos 80 Watts RMS. Pois caso contrário você queimará facilmente seu alto-falante. Eu mesmo tentei usar uma caixa de micro-system que dizia ter uma determinada potência, que na verdade não tinha e queimou durante os testes que fiz.

O circuito não é grande e com uso de uma placa de circuito impresso universal até iniciantes conseguirão montar o amplificador.

Os vídeos valem a pena ser assistidos. Neles você pode encontrar muitos detalhes sobre toda a montagem.

 

 

 

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *