Supreenda-se: Veja agora a diferença entre o SM57 e microfone TecToy

Você pode achar que estou brincando, mas não estou. Eu fiz esse teste. A grande questão é que a Shure realmente é uma excelente companhia e produz grandes equipamentos, mas sei que nem todos tem condições de terem equipamentos caros para fazer gravações em casa (homestudio). Então peguei um microfone de um karaokê da Tec-Toy para fazer testes. A ideia foi gravar um violão através do posicionamento do microfone no tampo do instrumento.

Posso dizer que o resultado me surpreendeu muito de forma positiva. É claro que a captação com o Shure foi melhor, porém vi que com o uso de um microfone inferior e com a ajuda de alguns plugins é possível de se conseguir algo bem interessante. Vejam vocês que não estou aqui dizendo pra jogar microfones de marca de ponta no lixo. Eu estou tentando buscar alternativas de baixo custo.

Esses microfones utilizados são os chamados cardióides e possuem pouca sensibilidade. Isso pode parecer até ruim, mas não é.

Microfone cardióide
Microfone cardióide

Principalmente se você mora em um apartamento em uma cidade grande e está sujeito a vários barulhos. Esse fato vai ajudar no resultado da sua gravação no homestudio. Pois microfones condensadores sensíveis captam muitos ruídos e precisam de um ambiente mais controlado para uma boa gravação.

O posicionamento dos 2 microfones foi no mesmo lugar no tampo. Dessa forma, garantirmos que o som captado é mesmo. Isso aí, não desanime. Faça testes e busque o melhor para você dentro das suas possibilidades, você pode se surpreender.

Assista o vídeo abaixo e tire suas próprias conclusões.

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *