A bancada para trabalhos em eletricidade e eletrônica

Ter o seu cantinho para mexer nos equipamentos elétricos e eletrônicos é essencial. Aquele lugar onde você tem todas as ferramentas disponíveis e arrumadas ao seu jeito. Você sabe onde está tudo. Tem disponível também os instrumentos e equipamentos necessários para a construção e manutenção dos projetos. Enfim, não basta qualquer mesa. O ideal é ter um lugar específico e adequado com boa iluminação.

Minha bancada por exemplo, é pequena, mas possui 2 lâmpadas fluorescentes de 20W. Elas foram instaladas dentro de uma calha para evitar que luz venha nos olhos. Ou seja, devem iluminar prioritariamente a mesa de trabalho.

Além disso, coloquei minhas várias ferramentas presas nas paredes. Assim fica tudo ao alcance dos olhos de fácil acesso. Muito melhor do que tudo guardado em uma caixa de ferramentas. Nas caixas de ferramentas deixo somente as coisas muito grandes e que uso pouco.

Parte dos equipamentos de trabalho oficina Curso Baroni
Parte dos equipamentos de trabalho oficina Curso Baroni

Na parte do fundo da bancada instalei três tomadas para ligar equipamentos, ferro de soldar, pistola cola… . Toda a bancada está ligada em um disjuntor para em caso de problemas desarmar.

Na parte superior eu mantenho meus instrumentos como multímetros e amperímetros. Na lateral tem também um painel com instrumentos que montei, entre eles, injetor de sinais, fonte variável, testador de continuidade e amplificador de testes para bancada (seguidor de
sinais).

No vídeo abaixo é possível ver as coisas que montei. Porém a minha bancada mudou um pouco. Mudou de lugar inclusive e nesse vídeo abaixo ainda não tinha terminado o painel de instrumentos. De qualquer forma, assista e pegue as ideias que mais lhe agradar para seu uso na sua oficina.

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *