Você nunca mais vai querer outra coisa para limpar ferro de soldar

Com o uso a ponta do ferro de soldar fica com impurezas. Para realizar uma boa limpeza dela existem vários recursos disponíveis. Ao longo de vários anos já me deparei com inúmeras delas, porém a melhor de todas (que achei) é a que faz uso de uma esponja de aço de metal dourado. Você encontra ela a venda em supermercados e é bem barata. Quanto a durabilidade fica até difícil falar. Porque utilizo muito a minha e já está lá há muitos anos e de forma perfeita.
O processo é assim. Arrume um potinho de vidro. Só pode ser de vidro. Vai ser melhor por ser transparente e ser a prova de calor do ferro de soldar. O melhor pote para isso ao meu ver é de papinha de bebê (sem a tampa, já que não vamos precisar dela).
Dentro desse vidro coloque a esponja. Quando precisar limpar a ponta do ferro de soldar, basta enfiar ele dentro do vidro atravessando a esponja. Ao retirar ela vai sair limpinha. E o melhor. O excesso de solda não fica preso na esponja. Ele vai se acumulando no fundo do vidro. Então basta de tempos em tempos, tirar a esponja e jogar a solda que está no fundo no lixo. Colocar a esponja de volta e pronto!

Dica - limpar ponta ferro de soldar
Dica – limpar ponta ferro de soldar

Sabe aquela fumacinha que o ferro fica soltando depois de estanhado? Então, não quer ela? Enfie no vidro e tire. Pronto, acabou a fumaça na hora.
Como ressalva, vale citar que a fumaça que sai do ferro de soldar não é saudável. É composta de metais pesados usados durante a soldagem. Então evite ficar inalando.

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *