Calibragem fácil de miliamperímetro como medidor de tensão

Eu estava montando uma fonte variável para a minha bancada. Tinha também um miliamperímetro jogado num canto. Então pensei em utilizá-lo para conseguir identificar a tensão que estava vindo da fonte de alimentação. Esses instrumentos, como são assim chamados, são muito sensíveis e por isso você não pode ligar diretamente neles uma tensão de 1 Volt, por exemplo. É preciso fazer uma rede de resistores através de um divisor de tensão.

Aspecto do instrumento que fiz a calibração
Aspecto do instrumento que fiz a calibração

E foi o que fiz. Construí uma rede para dividir a tensão. Um dos resistores substituí por um potenciômetro. Dessa forma ficou fácil o ajuste. Para calibrar o instrumento peguei um multímetro e usei como base. Medi a fonte que usei como base. Digamos que ela deu 5 Volts.

A partir daí medi essa mesma fonte com o miliamperímetro e a rede de resistores. Então fui atuando no potenciômetro até ele marcar 5 Volts. Os ajustes mais precisos são feitos no centro do instrumento.
Para quem for fazer testes, comece por valores de resistores e potenciômetros bem elevados. Dessa forma, você evita que o seu miliamperímetro possa vir a queimar.

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *