Você pode montar um pedal de overdrive agora- Dead Easy Dirt

É impossível imaginar um guitarrista sem um set de pedais. Afinal, eles são os responsáveis por dar toda a flexibilidade de mudança de timbres do instrumento. Os circuitos mais fáceis de fazer são os de distorção. Esse aqui é um deles. Muito simples em sua construção podendo ser montado até por iniciantes em eletrônica. Ele utiliza somente 1 componente ativo, que é um circuito integrado. O C.I. usado é o LM386n. Quando trabalhamos com circuitos integrados é importante observar que devemos utilizar um soquete para ele no circuito impresso. Isso evita o aquecimento do componente durante a soldagem, além do fato de facilitar a troca do mesmo em caso de queima.

Esse circuito conta com os dois diodos na saída que fazem a chamada clipagem do sinal. Outras sonoridades podem ser conseguidas com a troca desses diodos. Faça testes com LEDs, diodos germânio e de silício. Vale até misturar esses componentes nos testes.

LEDs
LEDs

Para os que não tem intimidade na construção do circuito impresso, a minha dica é utilizar uma placa universal perfurada. Você encontra em lojas de eletrônica em diferentes tamanhos e facilita bastante o trabalho. Mas é claro que antes de sair soldado tudo, faça testes na matriz de contatos ou protoborad. Afinal, é melhor ouvir o som dele antes de montar o mesmo de forma definitiva. Nesse vídeo eu fiz exatamente assim. Montei ele de forma experimental. Caso então você goste do som, faça a montagem definitiva e instale em uma caixinha.

É importante observar que a caixa de metal irá favorecer a uma blindagem e dessa forma evitar ruídos e roncos. Ligue o terminal negativo da alimentação na carcaça de metal dessa caixinha. Você também pode instalar nesse circuito uma chave DPDT. Aqui no meu canal no YouTube (e até aqui no meu site) você encontra vídeo que fiz sobre como realizar isso.
No mais é isso. Ligue a alimentação, plugue na guitarra e amp e bom som!

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *