Você pode montar agora mesmo uma caixa amplificada para MP3

Quando desenvolvi esse projeto pensei em algo que pudesse facilmente ligar um tocador de MP3 ou celular através de um cabo plugue P2. P2 é aquele que está na extremidade dos fones de ouvido que ligamos nos celulares. Eu tinha uma caixa passiva da marca CCE que estava abandonada. Ela pertencia a um mini-system que meus pais tiveram muitos anos atrás. Decidi fazer o uso dela sem fazer nenhuma modificação na mesma quando a inclusão de outros falantes ou alteração do alto-falante original. Depois de montada eu até acho que merecia ter um tweeter, mas isso fica para outro projeto no futuro.

Amplificador caseiro para MP3
Amplificador caseiro para MP3

O circuito utilizado está baseado no TDA2003. Ele é um circuito integrado amplificador de áudio que foi muito utilizado em aplicações automotivas. Sua idealização é antiga e pode-se dizer de certa forma que ele foi a evolução do C.I. TDA2002, o qual é muito semelhante.
Quando utilizamos um circuito integrado estamos nos valendo de uma série de benefícios que foram concebidos no momento de sua industrialização. Por exemplo, esse C.I. tem um controle de temperatura. Então no caso de aquecimento ele reduz a performance para não levar o componente a queima. Bem legal isso, né? Mas para isso não acontecer e tirarmos o máximo proveito desse circuito integrado, devemos dotar ele de um bom dissipador de calor. Assim aumentarmos a área de contato desse componente com o ar, fazendo com que ele resfrie mais rapidamente.
A fonte de alimentação deve possuir capacitores eletrolíticos de elevada capacitância. A intenção é fazer com que ocorra um boa filtragem evitando assim roncos oriundos da rede elétrica na saída do amplificador.
A montagem foi toda realizada através de ponte de terminais deixando a montagem simples até para os mais novatos. Na parte frontal da caixa, instalei um interruptor para ligar e desligar o circuito e também um LED que indica o seu funcionamento. Na traseira adaptei uma tomada fêmea dessas encontradas em fontes de computadores e um cabo blindado (para evitar roncos) com um plugue P2 na ponta.
Optei por não colocar controle de volume no circuito. Todo o controle de volume é realizado pelo próprio aparelho de MP3. Aí é só ligar o celular e som na caixa.
Assista no vídeo abaixo os detalhes dessa montagem.

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

2 comentários em “Você pode montar agora mesmo uma caixa amplificada para MP3”

  1. ola amigo preciso de sua ajuda sou leigo no assunto é assim stou montando um projeto de 2 caixas torre passiva preciso de um amplificador de potencia mais quero um amplificador interno quero que seja simple não precisa ter entrada para microfone que nen tem pra vender
    eu vou ligar em cada caixa um wofer de 150wats de um falante de 200wats cada caixa e mais um tuwiter de 40wats tuwiter ribon então quero qual seria o amplificador que vai rodar nessa caixas qual apotencia que eu preciso se derrepente tiver pra vender entre encontato comoigo pelo fone 054 32171555 valdecir ou email valdecirsantos11380@gmail.com

    1. Existem vários circuitos integrados que você pode fazer uso. Eu não vendo circuitos, mas veja essas duas opções. Uma delas é uma placa pronta que você acha no Mercado Livre. É do jeito que você precisa. A outra opção que coloco aí abaixo é para montar o circuito.
      https://cursobaroni.com.br/2018/11/02/montando-um-amplificador-de-guitarra-ou-baixo-com-o-tda7294/
      https://cursobaroni.com.br/2020/09/11/amplificador-com-tda-7294-placa-pronta-para-uso-monte-um-amplificador-facilmente/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *