Nunca mais você vai querer gravar seu violão de outra forma

É sabido que uma boa parte dos violões existentes no mercado possui captação interna. Mas será que vale a pena usar ela para realizar uma gravação no estúdio? A primeira resposta é: Se você só tem ela, vai em frente! Mas se tiver um microfone disponível, pense duas vezes. A captação interna pode ser legal para fazer aquele som no barzinho ou no show. Mas para registrar em seu homestudio, não é o ideal quase que na totalidade das vezes.
Mas para você tirar suas dúvidas e tendo disponibilidade, na hora que gravar vale a pena abrir 2 canais. Um para captação interna e outro para a externa. Assim você pode comparar as duas decidir sobre qual trabalhar. Se o violão não é daqueles caros de alta qualidade, existe mais chance de você preferir a captação feita pelo microfone.

Se você não tem um excelente microfone, vale a pena testar mesmo assim. Eu mesmo já postei um vídeo no meu canal onde faço experiências com um microfone da Tec-Toy comparado com um Shure SM57. O resultado me surpreendeu. Claro que o Shure foi superior, mas com um tratamente adequado e levando em consideração o preço do equipamento até o microfone da Tec-Toy pode encontrar aplicações no homestudio caseiro de baixo investimento.

Microfone cardióide
Microfone cardióide

Bom agora chega de falar e dá uma assistida no vídeo. Tire suas próprias conclusões.

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *