Imagine que você pode verificar a polaridade de um alto-falante

O alto-falante precisa excursionar para frente e para trás durante o seu funcionamento. Dessa forma, ele conseguirá reproduzir corretamente os sons. O alto-falante é um componente polarizado, ou seja, ele possui um polo chamado positivo e outro negativo. Por isso devemos ligar obedecendo essa convenção. Caso exista uma inversão, o alto-falante irá funcionar de maneira contrária ao que foi concebido. Se tivermos mais de um falante funcionando é de extrema importância que todos estejam ligados em fase, ou seja, quando um vai para frente todos vão. Caso não esteja assim haverá, cancelamento de fase e o som será prejudicado.
Mas você pode ter um alto-falante onde não é possível identificar qual o positivo e qual o negativo. Solução existe e é com o uso de uma pilha pequena. Ligue a pilha rapidamente nos dois polos do alto-falante. Se ele for para frente, então o polo positivo é onde o positivo da pilha está ligado.
Essa ligação deve ser breve, só o suficiente para identificar o movimento do falante para frente ou para trás. Normalmente é muito usada essa dica quando estamos com falantes antigos onde não é possível identificar corretamente os seus terminais.

Alto-falante antigo da linha automotiva
Alto-falante antigo da linha automotiva

Feito isso é só partir para a soldagem e ligação ao amplificador. Para ajudar utilize fios coloridos para diferenciar o negativo do positivo.
Com a intenção de ficar mais claro todo esse processo, filmei o vídeo abaixo onde é possível ver o cone do alto-falante se movimentando com a pilha.

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *