Agora você não precisa imaginar. Já pode montar seu mini amp.

Eu adoro a flexibilidade do circuito integrado LM386n. Já usei demais esse C.I.! Certa vez tinha a necessidade de montar um pequeno amplificador para um dispositivo maior que estava trabalhando. O aparelho no seu contexto mais geral tinha uma saída de vídeo e áudio. A potência do áudio era muito pequena e eu desejava um amplificador para aumentá-la.
Pois bem o LM386n foi a minha saída. Se você entrar no datasheet de um dos fabricantes desse circuito integrado, vai encontrar algumas sugestões de circuitos amplificadores. Você verá que são bem simples.
A dica fica por conta de usar uma placa de circuito impresso para montar tudo. Afinal, estamos utilizando um circuito integrado. Se você não tem experiência com confecção de circuito impresso, utilize uma placa universal.

CI que apresenta o mesmo aspecto do LM386n
CI que apresenta o mesmo aspecto do LM386n

O circuito é muito simples e qualquer iniciante consegue montar. Ele funciona com pilhas, mas nada impede de você usar uma fonte de alimentação externa para ligá-lo. Porém só atente para o fato dessa fonte ter bons capacitores eletrolíticos em sua saída. Assim haverá uma boa filtragem e você não ouvirá roncos e ruídos.
Por fim nesse vídeo eu falo mais detalhes sobre esse amplificador. Vocês podem até ver o aspecto final de toda a montagem. O alto-falante foi instalado dentro de uma lata de atum. Eu a pintei de vermelho com tinta jet. A moldura vermelha no entorno foi feita com tampa de lata de achocolatado. A tela frontal é de alto-falantes automotivos.

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *