Nunca foi tão fácil montar um amp de bancada

Um pequeno amplificador na bancada é algo fundamental para o projetista de eletrônica. Com ele podemos realizar testes em vários equipamentos utilizando ele como um seguidor de sinais. Tenho alguns instrumentos que construí em minha bancada e esse é um deles.

A potência do amplificador não precisa ser elevada. Um circuito com cerca de 2 Watts já está de bom tamanho. Será bom esse amplificador dispor de um controle de volume. Caso prefira além de saída para alto-falante é possível também disponibilizar em fones de ouvido.

Painel caseiro de instrumentos para a bancada de eletrônica
Painel caseiro de instrumentos para a bancada de eletrônica

O circuito que montei é chamado de classe A. Ele possui 2 transistores e seu funcionamento é muito simples. Além desses 2 transistores mais poucos componentes formam todo o circuito. No meu caso o sinal é entregue diretamente a um alto-falante de 4 polegadas instalado em minha bancada.

Eu filmei dois vídeos para falar desse amplificador. No primeiro eu falo detalhes da montagem e no segundo os testes do amplificador na bancada. Se você precisar de um pouco mais de potência é possível conseguir através da troca do transistores. No vídeo eu mostro essa experiência.

 

 

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *