Você pode montar um amp para fone de ouvido

Por vezes queremos tocar nossa guitarra ou baixo tarde da noite. Mas como fazer isso sem incomodar as pessoas que moram conosco ou até os vizinhos? Para isso algumas pessoas montam pequenos circuitos que permitem ligar diretamente a guitarra um pequeno amplificador à pilhas com uma saída para um fone de ouvido. É claro que você pode ter um amplificador em casa que também tenha saída para fones. A questão é que certamente esse amplificador será muito maior do que esse aqui.
Várias são as vantagens de um amplificador pequeno como esse. Você pode tocar no sofá, na cama…, enfim. Dá até para levar na viagem.
Temos disponíveis no mercado dezenas de excelentes pequenos circuitos integrados amplificadores. Esse aí que montei é um deles. Tem potência suficiente para ligar até um pequeno alto-falante. Por isso, um controle de volume é essencial no circuito.
Você pode colocar todo o conjunto em uma pequena caixa plástica. Aqui vale sempre a ressalva para usar fio blindado na entrada. Assim você evita que ruídos e roncos sejam captados e mantém o som limpo. Um plugue P10 na entrada e um plugue P2 ou P10 na saída (depende do seu plugue do fone). Um pequeno interruptor que ao ligar aciona também um LED, para visualmente vermos que o equipamento está em funcionamento.
Agora assiste aí e solte a imaginação para montar o seu.

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *