Você não imagina o amplificador que esse aquecedor de ar virou

Eu estava com um pequeno aquecedor de ar em casa com defeito na resistência. Não valia a pena consertar devido ao preço perante um produto novo. Então decidi desmontar ele e usar algumas coisas. Uma das coisas foi a carcaça que virou um amplificador de baixo/guitarra.

Montei um pequeno circuito chamado push-pull com transistores TIP31 e TIP32. Alguns podem falar, mas porque não usou um circuito integrado. Veja que a ideia é explorar ao máximo todas as possibilidades. Já tenho muitos vídeos com amplificadores usando C.I..

O resultado ficou muito bom. O aspecto foi um capítulo a parte, pois ficou muito bonito. E ainda ficou portátil. Dá para levar para qualquer local e fazer um som. A alimentação ficou por conta de baterias. No meu caso utilizei uma bateria LIPO. Aqui no meu canal no YouTube você encontra vídeo meu falando a respeito desse tipo de bateria em mais detalhes.

Amplificador push pull instalado em aquecedor de ar
Amplificador push pull instalado em aquecedor de ar

Mas se preferir você pode usar uma fonte de alimentação para ligar diretamente na tomada. Porém nesse caso cuide para usar capacitores eletrolíticos de valores elevados com o intuito de evitar roncos no som.
Para ficar mais fácil ainda para os iniciantes, é possível fazer usando uma ponte de terminais ou um circuito impresso universal.

Na parte frontal tem uma chave liga e desliga que aciona além do circuito um LED. Ao lado está o controle de volume.
Abaixo você pode assistir os dois vídeos que filmei sobre todo esse processo.

 

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *