Imagine você poder testar seus cabos de forma simples

Muitas vezes nos deparamos com nossos cabos apresentando mau contato. Para resolver esse problema podemos utilizar um multímetro, por exemplo. Porém a questão é que usar um aparelho desses nos leva a um teste mais difícil no sentido de que seria necessário termos mais “mãos”. É claro que podemos fazer adaptação também na ponta de prova do multímetro para usarmos garras de jacaré, mas eu inventei uma outra coisa.

Criei um aparelho que faz o teste dos cabos. O circuito é muito simples e todos conseguirão montar sem dificuldades. Ele utiliza tão somente 2 pilhas pequenas, ou seja, 3 Volts. Na caixinha de plástico do tipo Patola, temos uma chave geral push button, um LED vermelho difuso e um buzzer. Nas duas laterais da caixa se encontram dois plugues P10 fêmea. Eles são usados para ligarmos o cabo que será testado.

Após ligar o cabo, pressionamos o botão e ouvimos o buzzer e vemos o LED acender. Isso, caso o cabo esteja funcionando adequadamente. Caso contrário, podemos ir mexendo no plugue e no cabo para descobrir facilmente em que lado está o problema e em que parte do cabo.

É isso ai. Assistam o vídeo e não deixem de dar o like.

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *