Adaptando um multímetro antigo para facilitar no teste de pilhas de 1,5 V e bateria de 9 Volts

Ter um aparelho para fazer testagem das pilhas é algo muito bom. Você pode até pensar que já tem um multímetro com escala para medir tensão de corrente contínua e já lhe basta. Mas não é bem assim. Pois ao medir uma pilha com o multímetro dessa forma não é de fato possível dizer que a pilha está boa.

O que ocorre é que a medição na escala de tensão CC do multímetro pode indicar uma tensão boa para a pilha. Mas quando a pilha de fato for utilizada se mostrará que não está tão boa assim. Por isso é preciso algo mais para fazer um correto teste das pilhas. Em um próximo artigo falo especificamente como construir um aparelho para ajudar no teste das pilhas com a escala de tensão CC do multímetro.

Pois nesse artigo o meu interesse é mostrar que alguns multímetros já possuem uma escala nativa para o teste de pilhas e baterias. Eu tenho um multímetro bem antigo que tem uns 30 anos que possui essa escala. Esse meu multímetro está cansado de guerra. Foram muitos usos. Ele já queimou algumas vezes e já tive de intervir para consertar. Troquei diodos e resistores. Agora resolvi colocar esse multímetro para desempenhar uma função específica, o teste de pilhas.

Então peguei uma pequena caixa de MDF e adesivo de contato. Recobri a caixa com o adesivo. Deu uma acabamento perfeito. Depois instalei internamente a essa caixa meu multímetro adaptador para só fazer teste de pilhas. Ou seja, fiz um suporte para colocar as pilhas em teste. E o legal é que esse multímetro não precisa ter suas pilhas internas ligadas ao circuito do mesmo. Pois no teste de pilhas ele funciona de forma passiva, sem necessitar de outra alimentação. Assim usando somente a alimentação da própria pilha que está em teste.

O resultado foi fantástico e agora tenho sempre a mão um testador de pilhas. Assiste aí e me diga o que acha.

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *