Colocando controle de velocidade na mini drill – Pequena placa PWM – Simples de fazer

A pequena mini drill é uma ferramenta que data de muitos anos atrás. Eu ainda lembro do seu lançamento. Naquela época eu acompanhava uma série de publicações mensais sobre eletrônica. Essas revistas tinham muita publicidade nas suas páginas. Afinal, era assim que elas se mantinham. Entre essas propagandas eis que surge o lançamento da mini drill. Ela veio como uma proposta de facilitar a furação das placas de circuito impresso. Onde até então existia o furador manual (tipo um grampeador) somente.

Eu confesso que nunca fui fã de usar ela para essa função. Acredito muito na furação manual. Além do mais, acho melhor de utilizar. A mini drill que mostro no vídeo abaixo se parece muito com os primeiros modelos criados. Eles não tinham muita potência e assim permitiam pequenos furos. Além disso se a broca fosse muito final era provável que você acabasse quebrando algumas até fazer todos os furos que fossem precisos.

A alimentação é a mesma à época, 12 Volts. Mas algo mudou. Hoje em dia temos outras máquinas muito mais potentes para essa função, como a Dremel. Porém mesmo assim a mini drill ainda pode ser seu uso, embora limitado. Assim, ainda mantenho a mesma na minha bancada. Além do mais atualmente uma mini drill como essa é muito barata e aconselho para usos leves. Ou seja, trabalhos onde seja mais importante a precisão do que a força bruta. Não adianta também trabalhar com materiais duros, pois ela não consegue.

Ah, você pode acoplar a ela também mini discos de corte, brocas e lixas. Tudo isso é fácil de ser encontrado na internet. E você ainda pode deixar sua mini drill mais legal adicionando um controle de velocidade para ela.

Existem algumas possibilidades como construir um simples reostato com um transistor como o 2N3055 ou mesmo montar um pequeno circuito PWM. Mas se você não quiser tocar no ferro de soldar para montar o circuito, saiba que é possível encontrar alguns vendedores no Mercado Livre que vendem pequenas placas PWM já montadas.

Ah, lembre-se que essas placas também podem controlar outros dispositivos como uma lâmpada com a proposta de alterar o seu brilho. No vídeo abaixo eu mostro uma pequena placa PWM controlando a velocidade da mini drill. Veja só.

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *