Placa reguladora tensão – Obtenha facilmente tensões diferentes – Faça uma fonte variável

Por várias vezes precisamos de diferentes tensões para alimentar os circuitos. Até aqui não há novidade. Muitas vezes essas tensões são facilmente obtidas por meio de uma fonte variável. É bem verdade que é possível construir uma fonte dessas ou até mesmo comprar por um preço bem interessante. É verdade. Hoje esse tipo de equipamento é bem acessível.

Sendo assim você pode optar entre comprar uma ou construir a sua. Mas e se você não tiver uma. Como resolver a questão das diferentes tensões. Para solucionar rapidamente o problema aconselho você comprar uma pequena placa que já está preparada para atuar como um regulador de tensão através da atuação em um pequeno trim-pot. E mais. Essa pequena placa é bem barata e suporta uma boa corrente de saída (cerca de 3A).

Essa placa usa como base um circuito integrado chamado de LM2596. Ele é o coração do circuito. A placa é muito fácil de usar. No lado esquerdo ela tem a entrada do positivo e negativo. Já no lado direito estão localizadas as saídas da tensão. Como disse para ajustar a mesma basta usar uma pequena chave de fenda para fazer variar o trim-pot multivoltas.

Se a carga vai consumir algo superior a 2A aconselho dotar o circuito integrado de um dissipador de calor. É bem verdade que sua estrutura não ajuda na colocação de um dissipador. Então com um pouco de criatividade monte uma pequena peça de alumínio e prenda obre o CI com o uso de pasta térmica.

No vídeo abaixo eu mostro mais detalhes sobre essa pequena placa que ajuda muito na bancada.

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *