Você nunca viu um vídeo cassete com MP3

Adoro música e o tema do meu canal é eletrônica com foco em áudio. Um dia desses tinha por aqui um vídeo cassete quebrado. Desmontei ele, tirei várias peças legais. Fica até a dica para você. No vídeo cassete o ideal é procurar os mais antigos. Pois neles você pode achar transformadores e grandes eletrolíticos. Além é claro de pelo menos 2 motores, várias engrenagens, correias.

Enfim, tem muita coisa lá dentro para aproveitar.
Mas depois de desmontar o vídeo cassete, fiquei olhando aquele gabinete dele. Era um vídeo cassete mais moderno (um dos últimos modelos produzidos). Então pensei um usar aquela caixa dele para montar algo diferente lá dentro. Foi quando tive a ideia de utilizar aquelas placas com entrada de MP3 e bluetooth e transformar ele em um som caseiro, ou uma caixa amplificada.

Som caseiro
Som caseiro

O visual já era legal e ficou mais legal com a instalação dessa placa no orifício por onde entrava a fita de vídeo cassete.

Mais abaixo ele possuía um painel transparente com alguns LEDs que desmontei. Então instalei uma fita de LEDs azuis por dentro do vídeo cassete. Ficou muito bonito. Para alimentar todo o conjunto utilizei uma fonte de 12 Volts x 1 A. A placa precisa de uma tensão de 5 Volts que foi facilmente conseguida com o uso de um regulador de tensão 7805. É importante colocar um dissipador de calor nesse regulador de tensão. Se tiver pasta térmica, utilize para melhorar a transferência de calor.
A saída da placa de MP3 liguei em um pequeno amplificador. Procurei fazer uso de um amplificador comercial ao invés de construir um nesse caso. É importante fazer diferentes experiências!

Essa plaquinha gera cerca de 3 Watts por canal e já vem com um potenciômetro de volume soldado nela. Aí foi só colocar no gabinete e instalar um knob para ele. Em um outro orifício do painel instalei um LED de 5 mm com o uso de um soquete para LEDs.

Resumindo, quando ele está ligado é muito bonito ver tudo aceso. O som? Bem legal. A plaquinha USB, bluetooth funciona bem assim como o pequeno amplificador. Para ficar mais legal eu liguei um equalizador que eu tinha parado aqui em casa. Dessa forma, posso atuar melhor nas frequências de saída.

No vídeo é possível ver muitos detalhes da construção. Mas se tiver dúvidas, me escreve.

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

2 comentários em “Você nunca viu um vídeo cassete com MP3”

  1. Até que fim achei o que estava procurando. Artigo bem
    completo sobre o assunto. Obrigado pela informação.
    Compartilhei no meu pinterest.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *