Simples e fácil fonte simétrica para amplificadores de áudio

Alguns circuitos de amplificadores necessitam de uma fonte diferenciada chamada de simétrica. Ela tem esse nome, pois ao contrário das outras fontes que possuem um terminal positivo e outro negativo (ou terra), as simétricas possuem – +, – e terra.
A construção é simples e pode ser feita com o auxílio de 4 diodos retificadores. Pode-se também utilizar um ponte retificadora de diodos no lugar dos componentes isolados.

Ponte retificador de diodos
Ponte retificador de diodos

O transformador precisa necessariamente ter uma tomada central, pois caso contrário não será possível montar uma fonte simétrica. Então, transformadores de 3 fios no secundário, ok?
Como toda fonte precisamos de bons capacitores eletrolíticos. Eles eliminam os chamados ripples ou ondulações da onda senoidal. No caso do uso da fonte para circuitos de áudio isso é essencial, pois caso contrário roncos seriam ouvidos junto com o áudio. Capacitores de valores elevados no tocante à capacitância favorecem a uma boa filtragem. Também é necessário observar com cuidado a tensão de trabalho dos capacitores que serão utilizados. Essa tensão deve ser superior a tensão que o transformador irá gerar no secundário. Importante haver uma folga nessa tensão para que o componente não trabalhe no limite. Falando de capacitores eletrolíticos, é sempre bom lembrar que são componentes polarizados. Dessa forma, você deve observar corretamente a ligação deles. Caso haja inversão dos terminais o componente poderá ficar inutilizado ou até explodir.
No vídeo abaixo você pode ver mais detalhes sobre esse tipo de fonte assim como as suas medições através do uso do multímetro digital.

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

2 comentários em “Simples e fácil fonte simétrica para amplificadores de áudio”

    1. Olá Gilson,
      Tudo bem? Seguinte. Esse seu amplificador funciona com fonte simétrica? Ou ele deve ser alimentado tão somente com +V e 0V ?
      Vamos por partes para eu entender sua necessidade.
      Abraço, Baroni

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *