Imagine montar um amplificador com 1 única válvula

Montar esse amplificador foi algo que me deu muito prazer. Eu já havia construído esse circuito muitos anos atrás, porém como teste em bancada. Ele utiliza uma única válvula chamada 6bm8 (ECL82). Ela possui internamente, digamos assim, 2 válvulas sob o mesmo invólucro. Essa válvula era muito comum de ser encontrada na saída de áudio de televisores. E foi assim que consegui essa minha válvula. Meus pais tinham um TV P/B que havia sido comprada pelo meu avô muitos anos atrás. Ela era toda valvulada. Você ligava ela e esperava quase 1 minuto para ver a imagem e ouvir o som. Um dia ela parou de vez e meu pai decidiu jogar ela no lixo. Acho que eu tinha uns 15 anos de idade. Então antes de ela ir para o lixo eu a desmontei. Tirei várias peças, porém as mais valiosas foram todas as válvulas.
Ainda hoje tenho todas essas válvulas guardadas. Uma delas (que saiu dessa TV) foi usada nesse amplificador. O projeto pode ser encontrado nos vídeos abaixo e é bem simples. O meu conselho é para que os iniciantes não se atrevam com um circuito desses já que o mesmo utiliza altas tensões. A válvula deve estar instalada em soquete e os transformadores (saída e tensão), podem ser instalados sobre o chassis de forma externa já que são componentes muito grandes.

Visual do amplificador já terminado
Visual do amplificador já terminado

Nessa montagem, fiz uso de um recurso diferente para conseguir gerar a alta tensão. Utilizei dois transformadores de 220V x 12V x 2A.
Eu utilizei um alto-falante de 15 polegadas, mas indico você fazer vários testes com os falantes que tiver disponíveis até conseguir o timbre que melhor lhe agrada.
A sequência total ficou em 3 vídeos que você pode assistir logo abaixo. Se tiver dúvidas, só me escrever.

 

 

 

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *