Imagine ligar uma lâmpada de CA em CC – será possível?

Alguns dispositivos podem funcionar tanto em CA (corrente alternada) quanto em CC (corrente contínua). Esses aparelhos que suportam esse tipo de coisa são lâmpadas e equipamentos que funcionem com resistências como ferro de soldar, por exemplo. Equipamentos eletrônicos não suportam isso, hora funcionar com um tipo de corrente e hora outro, sem alterar nada no circuito.

O fato das lâmpadas serem capazes de funcionar da mesma forma em CC ou CA, levanta uma questão muito discutida sobre a ligação dos filamentos das válvulas. É bem verdade que elas podem sim funcionar com corrente alternada ou contínua. Aí surge uma discussão sobre que tipo de corrente usar. Alguns dizem que os amplificadores de antigamente eram alimentados com CA e por isso deve ser usar ela.

Válvulas termiônicas
Válvulas termiônicas

Outros são a favor de filtrar já que dessa forma pode-se reduzir os possíveis roncos no aparelho pela utilização da CA. Enfim, eu não quero colocar lenha na fogueira nesse assunto, só quero mostrar que é possível.

No vídeo que filmei e vocês podem ver logo a seguir, liguei uma lâmpada dicróica em uma bateria de 12 Volts. Veja que essa lâmpada funciona ligada ao secundário de um transformador sem nenhum tipo de retificação, ou seja, corrente alternada (CA). E nas baterias está presente a corrente contínua (CC). Quaisquer comentários, postem lá no YouTube.

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *