Agora mesmo você pode montar um simples captador de violão

O captador de contato é muito útil e super simples de ser construído. Ele funciona super bem na captação de áudio de instrumentos acústicos, como por exemplo, violão, cavaco (cavaquinho) e violino.

Ele é baseado no uso de uma cápsula de piezo e também é conhecido como microfone de contato. Dentro dela existe um cristal, daí o nome corriqueiro como o qual também é conhecido. Esse cristal ao sofrer deformações gera uma tensão em seus terminais. Essa deformação pode ser realizada através de pressão dos dedos ou algo mais sutil como as ondas sonoras geradas no tampo de um violão. Devido a sua extrema sensibilidade ele até te permite transformar qualquer coisa em um instrumento musical percussivo, por exemplo.

Captador de contato violão/cavaco
Captador de contato violão/cavaco

Como essa tensão corresponde exatamente ao som que fez com que isso ocorresse, se inserirmos os dois fios que saem do cristal em um amplificador de áudio, teremos o som do violão amplificado.

O cristal de piezo é bem sensível. Após conectado ao amplificador se você passar os dedos sobre ele irá ouvir o som no amp. Você pode encontrar o cristal de piezo em lojas de eletrônica. É possível encontrar o piezo em diferentes tamanhos. Quanto maior o tamanho dele maior a área e maior o cristal, então mais sensibilidade ele terá. Porém já fiz testes em instrumentos até mesmo com pequenos piezos e todos funcionam super bem.

Aconselho você também a realizar testes de acordo com a sua aplicação. Uma dica importante é usar na montagem definitiva um cabo blindado para ligar o piezo até o amplificador. Dessa forma você evita que sejam captados roncos oriundos da rede elétrica, o vulgo 60Hz.

Nesse meu vídeo abaixo, falo mais detalhes sobre o piezo e mostro em funcionamento. Dá uma assistida e qualquer coisa me escreve.

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

6 comentários em “Agora mesmo você pode montar um simples captador de violão”

    1. Olá Eurico,
      Obrigado pelas palavras. Lá no meu canal no YouTube você encontra vários outros vídeos relacionados ao tema do áudio e eletrônica.

      Abraço, Baroni

    1. Valeu.
      O ideal nessa ligação seria fazer um pequeno mixer/misturador de sinais. Na web você encontra vários circuitos assim. Existem alguns bem simples com somente 1 único transistor.

  1. Baroni, obrigado pelas dicas.
    Também sou técnico em eletrônica
    Tenho uma dúvida :
    Como posso fixar a cápsula piezoelétrico no violão ?
    Posso instalar um conector P10 fêmea no violão?, ou isso poderia comprometer a qualidade do som?
    Desde já te agradeci a atenção .

    1. Olá Luiz,
      Tudo bem? Seja bem-vindo. Uma boa forma de prender é com o uso de uma fita dupla face. Além do mais, fazendo dessa forma fica fácil de retirar no futuro. Faça testes sobre o que você julga como o melhor posicionamento de acordo com o som. Afinal, cada lugar diferente sobre o tampo vai dar um som particular.
      Eu normalmente faço dessa forma que você mencionou, com o uso de um plugue fêmea P10. Mas é claro que há necessidade de furar o instrumento. Isso não vai comprometer a qualidade do som. Mas se não deseja furar o instrumento, você pode deixar o fio saindo pela boca do instrumento. O que acha dessa ideia? Espero ter ajudado. Abraço, Baroni.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *