Você pode ter um tweeter fácil e barato na sua caixa

Uma boa parte das pessoas já viram o famoso cristal de piezo funcionando captado sons. Pois bem. Saiba que é possível também utilizá-lo como um alto-falante. Na verdade ele é usado como um falante de agudos. Pois sua construção de baseia em princípios capacitivos e dessa forma ele naturalmente não permite a passagem de sons graves.

Eu gravei uma série de três vídeos onde falo de vários detalhes do piezo desempenhando esse papel. Podemos ver que nesse caso não há necessidade de um capacitor para bloqueio e é importante observar também a polaridade na hora da instalação. Afinal, o piezo é um componente polarizado.

É possível fazer a ligação em série ou paralelo com outros alto-falantes. Uma coisa interessante nas ligações é que não há praticamente nenhuma mudança na impedância total com o uso do piezo.

Existem piezos de várias dimensões. Os maiores irão dar mais resultado na atuação como um tweeter. Aconselho a se montar uma espécie de cone sobre o piezo. Dessa forma você irá aumentar a dispersão do áudio através de uma maior área de contato com o ar.

Tweeter piezo industrializado
Tweeter piezo industrializado

Enfim, tem muitos detalhes e acho que fica mais fácil se você assistir os vídeos abaixo. Se tiver dúvidas, escreve aí.

 

 

 

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *