Você não vai acreditar em tudo que tem nessa guitarra

Uma das coisas que já queria fazer era instalar um captador de piezo na minha guitarra. A proposta era ter um som um pouco mais acústico com o uso dele. É claro que não é a mesma coisa que captar o som de um violão. Afinal, no violão o tampo é muito menos rígido que o corpo de uma guitarra.
Alem dessa captação aproveitei e instalei um amplificador de fone dentro da guitarra. Agora basta plugar o seu fone no plugue que existe no corpo da guitarra e tocar.

Repaginando minha guitarra
Repaginando minha guitarra

Coloquei uma chave para ligar e desligar esse circuito. A mesma também aciona um LED para indicar que o amplificador está ligado.
Instalei uma chave para poder comutar entre a captação por piezo e a tradicional dos captadores. Um LED indica qual a captação está ligada.
Por fim ainda adesivei a guitarra com umas bolinhas, no melhor estilo da guitarra de Buddy Guy.
No vídeo dá para assistir a todos esses detalhes. Qualquer dúvida, é só perguntar.

 

 

Vídeo em inglês.

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

4 comentários em “Você não vai acreditar em tudo que tem nessa guitarra”

  1. Oi Alex. Meu nome é Júlio Lucatto. Sou de Guaratinguetá SP e toco por hobby. Gosto de colocar som de baixo nas cordas 5 e 6. Normalmente faço isso com um GR 30 Roland. Agora estou tentando um captador magnético sob as cordas 5 e 6, isolado. O problema é que o som das cordas 1 a 4 sai junto. Baixo, mas sai. Estou quebrando a cabeça para entender, mas não entendo porque isso acontece. Você saberia explicar esse fato?

    1. Oi Julio,
      A vibração das cordas 5 e 6 certamente gera vibração nas outras cordas. Essa vibração mesmo pequena é suficiente para ser captada. Não seria possível colocar um abafador de cordas, tipo Fretwrap só nessas? Faça algo (adaptação) que fique fácil colocar e tirar enquanto toca. O que acha?

  2. Oi amigo, estou construindo um violão de dois braços (double neck) como adaptar os dois piezos em um só captador…? Ou ja existe captador pronto para esse tipo de instrumento. Pensei em colo c ar dois captadores mas ficaria caro. No caso da adaptação seria preciso uma chave para selecionar em qual dos braço estaria ligado de cada vez? Me ajude, alguma dica?

    1. Opa. Para colocar 2 piezos captando ao mesmo tempo, aconselho a montagem de um pequeno mixer/misturador. Agora para trocar entre os piezos do braço e da ponte será necessário o uso de uma chave. A chave precisa ter 2 polos x 2 posições. Vou te deixar um link aqui de como usar a chave DPDT. Você não precisa usar uma chave DPDT, mas uma com a mesma estrutura de terminais. Veja que nesse vídeo eu troco entre uma entrada de sinal limpa e outra com distorção. O que você vai fazer é parecido, só que sua entrada será ponte ou braço.
      https://youtu.be/ugNYD0p95TU

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *