Agora você também vai poder usar a pasta de solda

Atualmente a pasta de solda está meio esquecida. Antigamente era parte fundamental de uma boa soldagem. Ela é uma boa forma de fazer a solda pegar bem em um componente. Porém as soldas evoluíram e atualmente conseguimos soldar bem se uso de pasta de solda. Porém você pode precisar realizar uma soldagem mais precisa, ou até a superfície não estar ajudando na soldagem. Então você lança mão do uso da pasta de solda. A ideia é pegar um pouquinho dessa pasta e passar na superfície a ser soldada. Então venha com o ferro e a solda para realizar a soldagem final.
É importante dizer que existem pastas de solda mais voltadas para circuitos impressos. Deixa eu explicar melhor. Algumas pastas conduzem eletricidade. Então se você pegar um circuito impresso e espalhar essa pasta antes de soldar, poderá gerar um curto entre alguns
terminais. Então no caso de soldagem em circuito impresso para usar pasta de solda você deve procurar uma que não conduza eletricidade.
Agora porém se você for soldar um potenciômetro (fora da placa), fios e outras coisas para de uma PCI, pode usar qualquer tipo de pasta de solda.

Pasta de solda facilmente encontrada no mercado
Pasta de solda facilmente encontrada no mercado

Obs: Aqui vale lembrar que toda superfície a ser soldada precisa ser limpa e brilhante. Se tiver impurezas não há pasta de solda que resolva.
Nesse vídeo eu mostro como realizar esse processo. Assim sendo, a pasta de solda embora esquecida ainda tem seu papel e é sempre bom termos isso em mente.

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *