Agora imagine usar sua parafusadeira diretamente na tomada

Parafusadeiras são fantásticas e ajudam muito o trabalho de um maker (fazedor em português coloquial). O problema é quando elas estão sem bateria. Além do mais algumas delas já passaram da sua vida útil e a bateria mau pega carga. Bom, então está na hora de arrumar uma forma de ligar sua parafusadeira na tomada. Porém para realizar esse feito não é tão simples assim. Afinal, não é qualquer fonte de alimentação que vai segurar o consumo intenso de uma parafusadeira. Em meus testes cheguei a medir cerca de 4A de consumo em uma das parafusadeiras (com carga). Sem carga o consumo é bem menor, porém essa não é a realidade de funcionamento delas.

Ligando a parafusadeira na tomada
Ligando a parafusadeira na tomada

Para fazer a coisa acontecer você vai precisar de uma boa fonte que baixe a tensão da rede elétrica para cerca de 12 Volts. A maior parte das parafusadeiras funcionam com tensões até esse valor. Eu aconselho usar uma fonte chaveada comercial comprada facilmente na internet ou em loja de equipamentos eletrônicos. Essas fontes podem ser encontradas com saídas de 12 Volts ou 24 Volts. No meu caso usei de 12 Volts.
Com os 12 Volts ainda não é possível ligar diretamente a parafusadeira, pelo menos a minha não. Tenho uma que funciona com 9,6V e outra com cerca de 4 volts. Então montei um circuito com 1 transistor chamado 2n3055. Ele é o responsável por segurar a barra do consumo intenso de corrente. Alem dele, usei também um regulador de tensão chamado lm317. Através da ação em um potenciômetro podemos chegar a diferentes tensões.
Tanto o transistor, quanto o LM317 precisam ser dotados de um dissipador de calor. Porém o dissipador do transistor precisa ser muito bom, pois ele vai esquentar bem. Em meus testes o consumo de corrente ficou em torno de 4A usando a parafusadeira com carga e o circuito segurou bem. Porém há necessidade de conhecer melhor a sua parafusadeira para identificar se o circuito irá suportar o consumo de corrente.
Quem quiser pode até fazer uma caixinha e colocar uma ventoinha sobre o transistor. Dessa forma, ajuda nesse processo de resfriamento. A minha fonte ficou instalada na bancada servindo não somente para essa função, mas para outras que necessitem de uma boa fonte.
No vídeo você pode assistir os testes que realizei.

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

36 comentários em “Agora imagine usar sua parafusadeira diretamente na tomada”

  1. Boa tarde Baroni, tudo bem? Baroni, eu comprei uma fonte de 12v com 2.5 amperes para minha parafusadeira da skil 9,6v modelo 2255. Mas não funcionou. A parafusadeira fica fraca pulsando, ou seja; “gira e para – gira e para”.
    Qual é a voltagem e a amperagem certa para esse modelo de parafusadeira? Obrigado pela atenção, estou no aguardo…

    1. Você precisa saber exatamente qual a corrente que sua parafusadeira consome. Isso quando ela está funcionando sob carga. Sua parafusadeira se parece muito em tamanho com a minha. E como mostrei, a minha consome uma corrente bem maior que 2,5A.
      O ideia é medir o consumo da sua parafusadeira com a bateria original e aí sim pensar na fonte para ela.

    2. Olá! aconteceu parecido com minha parafusadeira bleken decker 9,6v. Coloquei em duas fontes 12v 5a, uma tipo colmeia e a outra me deram de um aparelho que não sei qual é, a parafusadeira fica fraca (sem torque) e se pegar muito peso fica pulsando. Ai eu tenho que tirar o dedo do gatilho e voltar a apertar suavemente. Vou tentar em uma fonte de computador. minha preocupação é que é uma fonte que não tem chave de 110/220v, se desarmar o que eu faço? grato

      1. A minha parafusadeira parece ser igual a sua. Com a minha funcionou tudo bem. Mas veja. Eu não estou ligando ela com 12 Volts. Estou alimentando com a tensão de 9,6V. Por isso eu fiz o circuito que reduz a tensão. Eu até sei que o motor que essas parafusadeiras usam suporta 12 Volts. É o famoso motor 550. Porém muitas delas têm um circuito interno que está diretamente ligado ao gatilho da máquina.
        Enfim, aconselho tentar ligar com a tensão correta.
        Eu não entendi a sua questão da chave 12/220. Me explica melhor sua dúvida sobre esse ponto por favor.

  2. Muito bom o que vc fez, Tenho uma parafusadeira bosch 12v que fonte posso colocar nela, até liguei na fonte de computador mais ela não aguenta a parafusadeira, o que me aconcelha

    1. Douglas,
      Você precisa primeiro medir o consumo da sua parafusadeira. No meio do vídeo eu mostro a medição que fiz na minha sob uso. Ou seja, quando tento segurar o mandril para aumentar o consumo de corrente. Aquela fonte chaveada que usei suporta 5A e você acha facilmente na internet. A fonte de computador tb é chaveada e suporta correntes altas. Estranho a sua fonte de computador não ter suportado. Será que você ligou as saídas certas da fonte do computador?

  3. Boa noite Baroni eu tenho uma parafusadeira skill 9,6 volt eu quero ligar ela direito na força como é difícil achar uma fonte. Eu estou pensando em trocar o motor com um de 12v e ligar com a fonte da sky de 12 v será que daria certo?

    1. Em princípio daria certo, mas te daria um trabalho grande trocar o motor. Você viu o circuito que eu montei no vídeo? Pois com ele eu resolvi o problema do ajuste da tensão com um pequeno circuito.

  4. bom dia, pode me ajudar? Tenho uma parafusadeira Goodyear que não segura carga. Nela indica ser de 12V e 1A. Liguei-a direto num carregador de 12V e 2,5A e ela apenas pulsa um pouco. Em outro de 12V e 2A ela nem movimenta. O que posso fazer mais? Utilizar em algum outro com amperagem maior?
    Grato

    1. Utilizando a própria bateria dela, tente confirmar com o uso de um multímetro qual o consumo exato da sua parafusadeira. Além disso, pode ser que essas fontes que você usou, realmente não tenham a capacidade de corrente informada. Por isso a parafusadeira não tá girando.
      Nesse meu experimento eu liguei 2 tipos de parafusadeiras e ambas funcionaram super bem.

  5. Tenho uma skil 9,6v, se eu ligar uma fonte de 12v não irá queimar ela? Obs. Eu comprei uma fonte 9v 2a porém ela girou fraca parando facilmente com as mãos, acho que deveria ser uma de 5a, porém fontes de 9v são difíceis de encontrar no mercado com amperagem acima de 3a, então preciso saber se não há risco de ligar uma de 12v 5a nela e queima-la?

    1. Sim, vai queimar se ligar ela em 12 Volts. A sua fonte de 9V que foi ligada certamente não tem capacidade de fornecimento de corrente suficiente. Por isso ela girou fraca.
      Eu acho que o circuito que montei ou alguma outra coisa similar pode te atender. Ou seja, reduzir os 12 para 9,6.

  6. Eu tenho uma parafusadeira Dewalt 6v.
    Posso comprar uma fonte de 12v 5a?
    Será que suportaria?
    Testei e ela rodou com 6v e 4.5a na minha fonte de bancada.
    O que me indicaria?
    Obg

    1. Oi Jaimar, se ligar ela em 12V vai queimar. É o dobro do que ela suporta. Não faça isso. Você já confirmou que sua parafusadeira funciona com 6V x 4,5A. Se não achar uma fonte de 6V faça um circuito parecido com o que fiz para reduzir os 12 Volts para 6 Volts.

  7. Meu caro,
    tenho uma parafusadeira SKIL 12V 1,2 A comprei uma fonte de 12V e 5A liguei na maquina e não funcionou, nem deu sinal de vida. Chequei todos os pontos e a corrente esta chegando bem. Voce pode me explicar o que esta havendo.
    grat e fico no aguardo

    1. Olá Claude, eu te aconselho a checar se a sua parafusadeira consome realmente 1,2A (meça com o multímetro). Com a bateria original dela meça o consumo. Além disso verifique, também com o multímetro, o consumo dela ligada a sua fonte de 5A. Ah, será que sua fonte tem realmente 5A? É uma outra questão.

  8. Boa tarde! Gostaria de saber se posso fazer ligação direta do proprio carregador, ou seja ao invés de colocar ela para carregar eu tiro as pilhas e ligo o carragdor direto na tomada.

    1. Não vai funcionar. Vou te explicar a razão. O que ocorre é que a corrente que o carregador fornece é muito pequena. A corrente é baixa, chamamos de regime de carga. O regime de carga é baixo o que leva a bateria a ser carregada lentamente.
      Porém a sua parafusadeira precisa de uma elevada corrente para funcionar e o seu carregador não consegue fornecer.

    1. Uma opção para o seu caso, seria montar uma fonte de alimentação linear que tenha essa saída – 18 V. Porém para segurar a corrente da parafusadeira é preciso de um bom transformador. Não existe uma fonte comercial que eu possa te indicar, pois tudo isso que fazemos são meio que gambiarras para conseguirmos ligar a parafusadeira na tomada.

  9. Parabéns pelo seu trabalho.
    Tenho uma parafusadeira da Bosch de 12v. Poderia usar uma carregador de notebook de 18.5V e 3.5A para fazê-la funcionar. As baterias não pegam carga mais.

    1. Olá Alexandre,
      Nós temos o mesmo sobrenome – Baroni!!
      Olha, se você fizer isso vai queimar a parafusadeira. Você deve obedecer a tensão nominal dela. A corrente de 3,5A pode até ser suficiente para ela funcionar, mas a tensão está elevada demais.

  10. Parabéns pelo seu trabalho.
    Tenho uma parafusadeira da Bosch de 12v. Poderia usar uma carregador de notebook de 18.5V e 3.5A para fazê-la funcionar. As baterias não pegam carga mais.

  11. Bom dia Baroni, tenho uma parafusadeira Black & Decker 9,6 volts,porém queimei o carregador original dela, e tenho um carregador caseiro feito com 2 carregadores de cel, q gera 12 volts, fiz para outra parafusadeira minha, se eu ligar a 9 volts nesse carregador 12 volts irá queimar?

    1. Olha, não entendi muito bem. Mas vamos a alguns pontos. Você quer usar o carregador para carregar suas baterias certo? Não seria usar o carregador para alimentar a parafusadeira em funcionamento, né? Pois esses carregadores que você mencionou não devem segurar a parafusadeira em funcionamento.

      Você precisa olhar no transformador que carregava sua parafusadeira para identificar qual a tensão exata de saída. Assim você precisa de um outro carregador que tenha a mesma tensão. Um carregador que entregue uma tensão maior pode sim danificar a parafusadeira.

  12. tenho uma parafusadeira na mesma situação, ela é de 9,6 vlts e tenho uma fonte de 16 vlts .
    pode me dizer se posso tentar colocar nela . ou nessa voltagem vou queimar ela.

    1. Vai queimar se você fizer isso. Você deve realmente obedecer à tensão exigida. E não esqueça também da corrente. Ela tem que ser suficiente para alimentar a parafusadeira. Nesse caso você precisa arrumar uma outra fonte ou reduzir essa tensão.

  13. Olá pessoal

    Fiz isso na minha BOSCH com fonte de computador, sendo potente ela aguenta até furar parede.
    A Fonte ATX de computador tem saída de 5 Vcc e 12 Vcc.

    Uma fonte fraca, aguenta até apertar parafuso, mas se precisar de torque, ela vai desarmar,
    com uma fonte forte, 400 W por ai, você consegue torque sem desarmar a fonte.
    Pra mim funcionou.

    1. Oi Carlos,
      Ela pode funcionar, mas tem que ter a ressalva de que essa não é a tensão indicada para ela. Uma coisa te digo. O motor, sendo o modelo 550, pode funcionar bem com 12 Volts. Eu tenho vários projetos que uso esse motor alimentando com 12 Volts.
      Abraço, Baroni

    1. João,
      Se ela está fraca é por conta da pouca corrente que sua fonte consegue fornecer. Para exatos 3,6 Volts não tenho uma fonte para indicar. Mas você pode usar a saída de uma fonte chaveada do computador e montar um circuito igual ao que fiz para abaixar a mesma. Vai funcionar. Abraço, Baroni

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *