Imagine usar um armário de roupas como estúdio de gravação

Para os que tem estúdio em casa, ideias diferentes valem sempre a pena de serem testadas. No meu caso tinha um armário de roupas ao lado da minha mesa do estúdio de gravação. Então até baseado na entrevista do Lobão muitos anos atrás onde ele disse que gravou um disco em um armário de roupas, decidi fazer o mesmo. Dessa forma, transformei um mero armário em cabine de gravação. Para ficar mais legal, recortei um retângulo em parte da porta e instalei um vidro. O vidro ajuda a não deixar o ambiente tão claustrofóbico, assim como tornar possível a visualização de todas as partes envolvidas no processo de gravação.
Dentro do armário instalei medusa para ligar microfone e fone de ouvido. Instalei uma estante de partitura assim como pedestal para microfone. O espaço não é tão pequeno, mas acredito ser possível somente gravar voz e pequenos instrumentos de sopro.

Armário de roupas usado como cabine de gravação - estúdio
Armário de roupas usado como cabine de gravação – estúdio

O resultado final ficou ótimo. Em torno da porta instalei uma borracha para vedar melhor e evitar ruídos. Foi preciso instalar uma luminária dentro do espaço, pois mesmo com o vidro é muito escuro. Inviabilizava dessa forma ler a letra na estante de partitura, por exemplo.
Para o futuro estou planejando a instalação de uns painéis para matar mais o som durante a gravação, evitando assim reflexões nas paredes de madeira (que nesse caso estão com verniz, o que não é o ideal. O melhor seria a madeira natural).
Já realizei várias gravações em minha cabine acústica e o resultado foi muito bom. Consigo usar até microfones mais sensíveis. Enquanto isso gravações do lado de fora estão mais sujeitas à ventoinha do computador, crianças gritando no playground e veículos mais barulhentos. Para quem grava em casa, uma dica boa, se possível fazer as gravações tarde da noite. Ajuda muito.
Assista o vídeo abaixo e veja mais detalhes desse processo de transformação do armário de roupas em cabine de gravação.

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *