Agora você pode organizar seus componentes eletrônicos

Componentes eletrônicos existem em uma grande variedade de valores. Com isso surge o problema de como guardar. Você até pode arrumar umas 10 caixas e colocar em uma delas só resistores, na outra capacitores, na outra transistores, na outra C.I. … . Mas a verdade é que logo você vai ver que isso é horrível. Uma grande perda de tempo para se encontrar as coisas. Por vezes você acaba até comprando componentes que possui, mas não consegue encontrá-los.

Nesses longos anos trabalhando com eletrônica já tentei várias formas de guardar as pecinhas. Quando era bem pequeno usava uma série de caixas de fósforo. Era um recurso barato e de fácil acesso. Funciona de forma razoável, porque a caixinha é muito pequena, não tão fácil de abrir e de papel por isso vai danificando rapidamente.

Cerca de uns 10 anos atrás decidi investir pesado nessa questão da organização. Eu já tinha uma série de caixas organizadoras plásticas com repartições, porém achava que era preciso ir além. Então comprei uma série de pequeno gaveteiros plásticos com um ótimo tamanho que dá para acomodar bem os componentes. Imprimi etiquetas pequenas e colei na frente deles para ficar mais fácil ainda não perder nada de vista.

Gavetas organizadoras de componentes
Gavetas organizadoras de componentes

A maior quantidade de gavetas está tomada por resistores e capacitores. Em terceiro lugar estão os transistores e circuitos integrados.
Um aspecto legal desses gaveteiros é a possibilidade de conseguir encaixar um conjunto no outro. Assim eles ficam fortemente unidos.

Além disso, na parte traseira deles existem furos onde dessa forma é possível colocar eles presos à parede, por exemplo.

Continuo com as outras caixas organizadoras, não as joguei fora. Tá tudo ocupado devido a grande variedade de componentes. Os componentes são bem baratos (centavos) e por isso acabamos gerando um volume elevado deles. Então mãos à obra e vamos organizar.

Nesse vídeo aí abaixo, falo e mostro mais detalhes da minha organização. Tem alguma ideia legal sobre esse tema, escreve aí.

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

2 comentários em “Agora você pode organizar seus componentes eletrônicos”

  1. Boa tarde Alex! Estou fazendo um Curso de Eletrônica e gostaria de saber onde voce comprou estas gavetas nº 3 para guardar diodos, resistores, capacitores e transistores?
    Abraços
    José Roberto Martins Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *