Você pode montar seu homestudio agora mesmo

Gravar em casa já é uma realidade há muitos anos. Porém alguns recursos são necessários para se fazer ao menos o básico dentro de casa.
É claro que não há necessidade de mesas enormes, a não ser que você deseje mixar nessa mesa.

Para começar é preciso considerar um bom microfone. Você deve levar em consideração que tipo de ambiente você reside. O ideal seria partir para os microfones condensadores, porém com eles você terá uma captação muito sensível e se você mora em locais barulhentos ou não tem um bom isolamento acústico isso será um grande problema.

Dessa forma, o mais aconselhável talvez fosse mesmo um microfone cardióide do tipo dinâmico. Com ele você vai conseguir gravar o violão, instrumentos de sopro, microfonar a guitarra e até cantar. Mas é claro que se você mora em um local silencioso pode partir para o microfone condensador.

Estúdio caseiro
Estúdio caseiro

Um outro ponto importante é a placa de som. De nada adianta ter um bom microfone e a placa deixar a desejar. No mercado existem boas placas e muitas com uma interface externa onde você já dispõe de entradas P10 e Canon para ligar o microfone. Dessa forma, você acaba por não necessitar de uma mesa de som entre o microfone e a placa.

Para mixar você vai precisar de monitores de som, as famosas caixas de som de estúdio. Nesse ponto estamos tratando de um equipamento realmente caro. Talvez você não esteja disposto a investir muito e uma saída poderia ser um bom fone. Mas veja que o ideal não seria isso. Mixar só com os fones pode gerar um resultado estranho quando você for ouvir nas caixas.

Você vai precisar de um software de gravação no seu computador. Nele você também poderá realizar a mixagem da música, além de inserir efeitos como reverb, por exemplo.

Para dar mais flexibilidade no uso do microfone um pedestal do tipo girafa é importante. Assim, você pode ajustar para cantar o gravar algum instrumento.

Isso seria o básico do básico. Mas com essa configuração você já conseguiria fazer seus registros musicais. É isso. Assiste o vídeo abaixo onde falo e mostro mais detalhes.

 

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *